segunda-feira, 22 de outubro de 2012

SISTEMA FEUDAL


A hipnose do assunto se inicia quando acontece as invasões bárbaras no século V, e como consequência houve a diminuição das atividades comercias em troca do comercio de artigos de luxos como armas, os escravos, e tecidos. A partir daí houve o nascimento de uma nova estrutura social, política, econômica, que não dava mas atenção a comercio de mercadorias, mas sim de terras. Agora o mais rico era aquele que detinha mais terras. Este sistema se formou em toda a Europa Ocidental.
Esse sistema ficou conhecido como Sistema Feudal, ou seja, o feudo era sinônimo de beneficio. Esse sistema funcionava da seguinte forma: uma pessoa tinha direitos cedidos em troca de um compromisso e obrigações que tinha para com a terra e o seu Senhor.  Essa relação ficou conhecida como relação de suserania e vassalagem. Aquele que cede o bem se torna suserano e quem recebe passa a ser seu vassalo.
No sistema feudal a economia era baseada numa produção agrícola e artesanal que visava atender somente o consumo local.  O proprietário das terras recebia o nome de Senhor Feudal, e tinha um controle muito grande sobre os homens que trabalhavam em suas terras, os chamados servos.
Esse sistema constituía de estamentos onde os três principais eram:
 1. Nobreza - eram os grandes proprietários de terras que também se dedicavam ao serviço militar. Haviam os senhores feudais: o único proprietário do feudo. Ele exercia a justiça sobre todos os que viviam sob sua proteção e interferia na vida pessoal das famílias servis.
 2. Clero - o clero era constituído por membros da igreja Católica e era formada pelo alto clero e baixo clero. Alto clero dirigia a Igreja, administrava suas propriedades agrárias e tinha grande influência política e ideológica. O clero era muito rico,a partir do momento  em que passou a receber doações dos católicos.
 3. Os servos - eles eram a maioria da população camponesa. Eram os trabalhadores que sustentavam a estrutura feudal e não homens livres. Eles produziam alimentos, roupas e outros. Eram presos ao senhor feudal.
 Além destes três estamentos, haviam alguns escravos , os vilões,que era homens livres que trabalhavam para os senhores feudais, mas não eram presos à terra. Haviam também os ministeriais que administravam os feudos em nome do proprietário.E também uma população formada por pequenos mercadores e artesãos.
A igreja nesse período exercia bastante o poder pois ela era a grande proprietária de terras e por isso sempre intervia nas relações servis. Pregava que a existência de “senhores” e “servos” era normal em uma sociedade cristã. A mesma assumia o papel das instituições publicas e tentavam converter as pessoas para o catolicismo por bem ou por mal.

(Roberta Almeida)


Nenhum comentário:

Postar um comentário